EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Os serviços educacionais realizados pelo DETRAN/RO são colocados em prática através da Coordenadoria de Educação de Trânsito – CET, subordinada à Diretoria Executiva de Habilitação, Medicina e Educação de Trânsito – DEHMET.

O CET conta ainda em sua estrutura de coordenadoria com a Escola Pública de Trânsito, que em parceria com escolas de ensino regular atua na conscientização de crianças e adolescentes almejando que os mesmos sejam disseminadores da mensagem de respeito e paz no trânsito.

CONHEÇA OS PROJETOS EDUCATIVOS DE TRÂNSITO DO DETRAN/RO

__BLITZ EDUCATIVAS

O projeto tem como objetivo principal educar e conscientizar os usuários do trânsito sobre a problemática que estamos vivendo quanto ao grande índice de acidente, de modo que venham contribuir para reduzir os acidentes de trânsitos evitáveis assim como a gravidade dos acidentes de trânsito inevitáveis. Visa também conscientizar e sensibilizar o público de maneira clara e objetiva, Orientando a forma correta de se portar na via e observar e notificar os condutores que forem abordados de maneira irregular a estarem participando de uma palestra sobre “Educação no Trânsito” (DETRAN/RO).

__EDUCADORES.COM

O Projeto Condutores.com é um projeto de Educação de Trânsito criado em 2009, coordenado e desenvolvido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito- CET do DETRAN-RO em parceria com a Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar, que tem a finalidade pedagógica de “Educar e Reeducar Para um Trânsito Melhor” (DETRAN/RO)

O projeto tem como objetivos chamar atenção dos condutores de veículos para o método de Direção Defensiva;  ampliar as reflexões dos condutores sobre como se portarem de forma correta no trânsito, sensibilizando-os de maneira clara e objetiva; e possibilitar aos condutores uma construção de um conhecimento sobre a legislação de trânsito referente às normas gerais de circulação e conduta.

__BI-BIP

O Projeto de Educação de Trânsito BI-BIP foi criado e desenvolvido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito do DETRAN\RO, através da servidora Vavá de Castro e tem  a finalidade pedagógica de disseminar a Educação de Trânsito também para as crianças do Ensino Infantil.

Bi-bip tem como objetivos transmitir a educação de trânsito para crianças menores de seis anos com o intuito de prevenir os acidentes com esse público e transformá-los em pequenos multiplicadores; formar pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores mais conscientes no futuro; fomentar ideais e atitudes positivas diante da vida e da sociedade, através dessas crianças, de modo que elas sejam as primeiras a se beneficiarem do projeto; e disseminar conceitos positivos em relação ao comportamento humano: a tolerância, o respeito mútuo, a afetividade e a cortesia.

__EPA

O projeto de Educação de Trânsito EPA! (Ei, Pare, Atenção!) foi criado em 2008, é um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito- CET do DETRAN-RO, que tem a finalidade de “Educar para o Trânsito”. É realizado nos principais semáforos de Porto Velho e é executado por meio de quatro personagens, sendo eles: Epa, Dona Faixa, Sinalzinho e Cetebezinho.

O projeto almeja em especial contemplar todo o usuário do trânsito do Estado de Rondônia que seja capaz de entender e ser entendido através da linguagem verbal e/ou visual, sendo ele pedestre motorista, motociclista ou passageiro.

__STOP CICLISTA

O Projeto “Stop Ciclista”, criado em 2006, é um projeto de educação de trânsito coordenado e desenvolvido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito- CET do DETRAN-RO, que tem a finalidade pedagógica de “Educar para o Trânsito”. Atende escolas públicas e privadas do Estado de Rondônia (DETRAN/RO).

O projeto apresenta os seguintes objetivos: contemplar todos os usuários de bicicletas que continuamente utilizam esse meio de transporte para se locomoverem a escola, trabalho, atividades físicas e outras atividades; e alcançar o maior número de adolescentes e jovens, fornecendo dicas de segurança de trânsito em geral, proporcionando assim que os mesmos se tornem agentes ativos e passivos da educação de trânsito.

__ANJOS DO TRÂNSITO

O Projeto “Anjos do Trânsito” é um Projeto de Educação de Trânsito criado em 2006 pelo Governador do Estado de Rondônia Ivo Cassol em parceria com a então Diretora Geral do Departamento de Trânsito do Estado de Rondônia Sra. Jaqueline Cassol. 

O Projeto atualmente está sob a Coordenação da Psicopedagoga Rosalina Diniz, Diretora da Escola Pública de Trânsito – EPT, que foi constituída e destinada para a execução de cursos, ações e projetos educativos, voltados pelo exercício social no espaço público, numa ação pioneira embasada no Art. 74 do CTB, no qual informa que “A educação para o Trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário” e ainda neste mesmo artigo §2°, que salienta que os órgãos ou entidades executivas de Trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN “Conselho Nacional de Trânsito”.

O Projeto tem como objetivo promover a formação de jovens e adolescentes/multiplicadores para o exercício da cidadania participativa e para a adoção de comportamentos seguros no trânsito, sensibilizando-os a se comportarem com segurança no trânsito, não só como pedestres, mas como futuros condutores de veículos (DETRAN/RO)

__ARARINHA AZUL

O Projeto “Ararinha Azul” é um projeto de educação de trânsito criado em 2005, coordenado e desenvolvido pela Coordenadoria de Educação de Trânsito- CET do DETRAN-RO em parceria com a Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar, que tem a finalidade pedagógica de “Educar para o Trânsito”.

Nesse contexto, a parceria DETRAN/RO e CIA de Trânsito chama a atenção do homem, para, que no futuro, não sigam o destino do pássaro, a extinção, haja vista que inúmeros acidentes causam seqüelas físicas e psíquicas que marcam muitas vidas, inclusive, com vítimas fatais, mas que estes se tornem multiplicadores da difusão do ensino, contribuindo para um trânsito mais seguro. Atendendo em escolas públicas e privadas do Estado de Rondônia.

O Projeto de Educação de Trânsito “Ararinha Azul” tem como objetivo principal o de transmitir os princípios básicos de educação de trânsito a alunos de 1º a 5º ano, ou seja, crianças de 6 a 10 anos de idade, procurando conscientizá-las sobre a importância de se manterem preservadas em relação ao trânsito, quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres ou passageiras e até mesmo como ciclistas (desde que estejam em lugares adequados e devidamente acompanhadas por um responsável), contribuindo para a formação de uma consciência cidadã. 

Fonte: Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – DETRAN/RO.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: